CHI KUNG QI GONG MOVIMENTO DO CHI
O Chi Kung – movimento da energia vital. Em conjunto com o sangue e o oxigênio, o copo humano apresenta em sua existência o Chi – energia vital. É Praticado através de séries de movimentos que integram POSTURA CORRETA, RESPIRAÇÃO CORRETA, CONCENTRAÇÃO CORRETA e INTENÇÃO CORRETA pretendendo a circulação e manutenção do Chi saudável no corpo da pessoa bem como a interação harmoniosa do Chi interno (do ser) com o Chi externo (do ambiente). No Grupo Wulin/Núcleo Blumenau praticamos o Chi Kung Ba Duan Jin/Pa Tuan Chin/ Oito Peças do Brocado/ Oito Exrecicios de Ouro e o Chi Kung Wubaomen. Nos movimentos do Chi Kung/Qi Gong o corpo transmite uma sensação de estar suspenso no ar com os pés enraizando suavemente na terra. Os olhos acompanham a leveza do giro das mãos. A mente se reflete na serenidade da face e do olhar. Quem observa vê movimento; quem pratica desenvolve uma profunda paz interna. Seus benefícios, como o Tai Chi, abarcam todo o ser integralmente, do corpo físico, a condição mental e ao estado espiritual. Uma vez praticante, a pessoa aprende a conduzir a Energia Vital pelo corpo de maneira a atuar nos órgãos ou partes que mais precisa. Ou mesmo, a desbloquear e fortalecer sua circulação de maneira a restabelecer suas condições de saúde. Entre seus benéficos cita-se amenização de dores articulatórias, flexibilidade dos tendões, melhora da concentração e atenção, fortalecimento da autoconfiança, aumento da vitalidade.
Ethna Thaise
Instrutora do Grupo Wulin
Verão 2019 - Janeiro
Chi Kung 2
Além da medicina usual, existem várias formas de culturas diversas procurarem pela saúde. Entre essas está o Chi Kung/Qi Gong; originário da China o Chi Kung está inserido entre as Práticas Integrativas e Complementares através da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), práticas corporais e mentais. Os inúmeros incômodos advindos com a vida moderna altera as condições de saúde, adoecendo a população com frequência e constância. Muitas destas dificuldades podem ser tratadas através das práticas do Chi Kung, pois existe uma grande diversidade de sequencias que atendem as diversidades das necessidades das pessoas.
O Chi Kung, método da milenar da cultura chinesa, tem encontrado espaço em nossa cultura principalmente pelos benefícios oferecidos integrando o aprimoramento corporal à leveza de espírito e da mente. Desenvolve-se a partir de 04 pilares principais: Posturas Corretas (paradas ou em movimentos suaves), Respiração Correta, Concentração Correta e Intenção Correta. Chi é energia vital primária e Kung significa trabalho, habilidade, movimento. O Chi Kung trabalha a elevação do CHI (QI) Energia Vital. O Chi existe em todo o universo e está relacionado com o ar que respiramos e intimamente ligado as funções do corpo, por isso seu desequilíbrio e seu equilíbrio são fatores para o diagnostico e tratamento de muitos problemas de saúde.
O Chi Kung apresenta formas diversas de exercícios, que geralmente se pautam no trabalho corporal e mental concomitantemente para se manter a saúde, ou abreviar o tempo de recuperação nas enfermidades, envelhecer mais lentamente e morrer com saúde. O fortalecimento do sistema imunológico é um dos focos principais, acrescido do estimulo a vitalidade e alegria. Entre seus benefícios podemos citar aumento da oxigenação e favorecimento da circulação sanguínea; melhora da flexibilidade física; melhora do equilíbrio psíquico emocional em relação a si mesmo e a terceiros.
Os objetivos desta prática enfocam:
- “Aprimorar nossa consciência diante nossas ações corporais, psíquicas e mentais a fim de possibilitar o conhecimento da interação corpo/mente na manutenção e restabelecimento de nossa saúde e da harmonia ao nosso redor.
- Contribuir para a conscientização na prevenção de doenças, e da capacidade de cura inerente a cada ser sencientes.
- Despertar o laboratório interno com o Chi Kung, que entre suas inúmeras ações massageia os órgãos internos, aumenta a capacidade pulmonar, regula os batimentos cardíacos, melhora o metabolismo do sangue, equilibra o fluxo energético entre Yin e Yang aumentando a vitalidade, e evitando o envelhecimento precoce. Serena os pensamentos e a mente. Restabelece a alegria de viver” [Sell, Teresa, 2010].